domingo, 18 de março de 2012

Resumo de toda a matéria

http://www.resumos.net/files/2anobiologia.pdf

Este documento em pdf, contém uma síntese de toda a matéria estudada(biologia), que facilita a compreensão da mesma.

Sistema de classificação de Whittaker modificado

Os sistemas de classificação dos seres vivos têm evoluido ao longo do tempo, sendo que o istema de Whittaker é o mais aceite actualmente. Este sistema baseia-se em vários critérios como:
     o nível de organização celular;
     o modo de nutrição;
     tipo de interacções nos subsistemas.
O sistema de classificação divide-se em cinco reinos: Monera, Protista, Fungi,Plantae e Animalia.


Reflexão: Este tema, já tinho sido estudado anteriormnte, o que facilitou a sua compreensão.

Sistemática dos seres vivos

Devido à enorme diversidade de seres vivos existentes no nosso planeta, os biólogos sentiram a necessidade de os organizar, isto é agruparam os seres consoante as caracteristicas que apresentam.
Existem vários sistemas de classificação, sendo que o primeiro sistema foi proposto por Aristóteles. Os sistemas de classificação , que surgiram antes de Aristóteles denomina-se sistema de classificação prático e que tinham como base a defesa e alimentação. Posteriormente surgiram os sistemas de Aristóteles e Lineu denominados sistemas de classificação racionais, que eram muito semelhantes aos sistemas de classificação anteriores.

Sistemas de classificação artificiais:

Este sistema de classificação baseia-se em caracteristicas como a cor do sangue, o tipo de ovos etc, o que faz com não haja uma grande diversidade de grupos. Estes grupos englobam organismos com caracteristicas muito diferentes, que não as consideradas, ou seja as classificações têm por base um número restrito de caracteristicas. Desta forma ignora-se todas as outras caracteristicas dos seres, agrupando-os num só grupo. Exemplo: se considerarmos os animais que voam coloca-se um mamífero(morcego), uma ave e um insecto (borboleta).

Sistemas de classificação naturais:

Os sistemas de classificação naturais , têm por base uma organização segundo o maior número de caracteristicas possível. Os grupos formados conseguem reunir um maior número de caracteristicas, no entanto também apresenta desvantagens.Quando este sistema foi proposto dominavam as ideias fixistas. Nesta altura não se tinha em conta o factor tempo na evolução das espécies e por isso estes sistemas de classificação também são designados por sistemas de classificação horizontais.

Sistemas de classificação verticais:

Ao longo dos tempos as espécies foram-se diversificando e as classifações deviam ter em conta as relações filogenéticas entre os seres. Surgiram então os sistemas de classificação filogenéticos que agrupam os seres consonate o grau de parentesco, permitindo construir as árvores filogenéticas.
As semelhanças entre os organismos surgem a partir da existência de um ancestral comum, e está directamente relacionado com a divergência que ocorreu ao longo do tempo.
Actualmente distiguem-se dois tipos de classificações filogenéticas: fenéticas(tem em conta os caracteres fenotípicos) e filogenéticas(relações entre os organismos).
Existem dois tipos de caracteristicas para classificar os organismos segundo a perspestiva filogenética:
     características primitivas: resultado da descendência através de ancestral comum;
     caracteristicas evoluídas: caracterisicas que não estão presentes no ancestral, evendenciando assim que houve a separação de um novo ramo.


Diversidade de critérios


Todos os sistemas de classificação têm subjacente uma série de critérios :

    dados morfolóficos;
    simetria corporal;
    dados paleontológicos;
    modo de nutrição;
    dados embriológicos;
    dados cariológicos(estudo dos cariótipos dos seres vivos- número de cromossomas);
    dados etológicos (estudo do comportamento animal);
    critérios bioquimicos(estudo comparativo das biomoléculas);
    organização estrutural(diferença estrutural a nível celular).


Taxonomia e Nomenclatura


A Taxonomia é o ramo da Biologia que se ocupa do estudo da classificação dos seres vivos. A Nomenclatura define as regras para a nomeação dos grupos taxonómicos. A Sistemática surge de forma a compreender a história evolutiva dos organismos e da sua relação de parentesco.

Os principais taxas utilizados são: Reino, Filo,Classe,Ordem,Família,Género e Espécie(unidade básica de classificação).No sistema de Nomenclatura as espécies são designadas por um sistema de nomenclatura binominal e os taxa superiores possuem uma designação uninomial.

Power-point, de apoio ao tema em estudo.

http://www.slideshare.net/Obiwanhug/5-sistemtica-dos-seres-vivos 

 


Reflexão: A organização dos animais segundo as suas caracteriticas, foi de estrema importância, para se perceber as suas origens, as suas caracteriscas(locomoção, modo de nutrição, organização estrutural etc)
Este tema, em geral, não apresenta grandes dificuldades, é necessário apenas dominar alguns conceitos associados ao mesmo.

Mecanismos de evolução

http://www.slideshare.net/Obiwanhug/4-evoluo-biolgica-e-sistemas-dos-seres-vivos

Resolvi escolher este power-point, porque apresenta esta unidade de forma clara e explicita. Este power-point contém também um explicação sobre as teorias associadas ao surgimento das células.
Penso que ajuda na compreensão da matéria.

Video de apoio:

http://www.youtube.com/watch?v=HRKb0y7BiCg
Reflexão: Este tema não apresentou muitas dificuldades, porque foi trabalhado de forma a que a compreensão do mesmo fosse fácil. Optou-se por fazer posters alusivos à matéria para que o estudo fosse facilitado. Foi interessante conhecer alguns dos modelos e teorias que explicam a evolução dos seres vivos.

Unicelularidade e pluricelulariedade

A diversidade dos seres vivos resultou de um longo e demorado processo evolutivo ao longo do tempo.
Os seres vivos dividem-s em dois grandes grupos: os organimos multicelulares e os organismos pluricelulares.

Existem duas teorias explicativas para explicar a origem dos seres eucariontes a partir dos procariontes: Hipótese Autogénica e a Hipótese Endossimbiótica.

Hipótese Autogénica: Esta hipótese admite que os seres eucariontes, resultam da evolução lenta e gradual dos seres procariontes. A célula foi desenvolvendo sistemas endomenbranares, resultantes da invaginação da membrana plasmática. Essas invaginações permitiram que se formasse o núcleo (onde está armazenado o DNA). Foi também a partir da membrana que se desenvolveram os constituintes da célula.

Hipótese Endossimbiótica: Esta hipótese sugere que as células procarióticas estabeleceriam múltiplas associações entre si. A célula, por processos de fagocitose "ingeria" cianobactérias.As cianobactérias, uma vez no interior da célula forneciam matéria orgânica à célula, resultante da sua actividade fotossintética. Estes dois seres associados foram estabelecendo uma relação de simbiose, em que os dois formavam um estrutura inseparável. Segundo este modelo os cloroplastos tiveram origem na célula da cianobactéria.Este modelo admite que as mitocôndrias e os cloroplastos surgiram de associações simbióticas entre a células e as bactérias.


Evolução Biológica


A associação entre os seres poderia ter permitido o aparecimento de seres multicelulares. Os organismos multicelulares terão surgido há cerca de 1500 M.a. Os ancestrais dos organismos multicelulares eram agregados de seres multicelulares designadas por colónias ou agregados coloniais. A principio as células da colónia desemoenhavam todas o mesmo papel/função. Ao longo do tempo houve diferenciação celular e as células especializaram-se. A especialização celular conduziu ao aparecimento de tecidos que permitiram o surgimento dos órgãos e por conseguinte os sistemas de órgãos. Admite-se que a especialização conduziu ao apareciements dos primeiros organismos multicelulares.
A multicelulariedade terá trazido vantagens para os organismos tais como:
     maiores dimensões da células;
     maior diversidade;
     diminuição da taxa metabólica;
      maior idenpedência em relação ao meio ambiente.


Reflexão: Este tema em geral não apesentou grandes dificuldades. É uma matéria que não exige muito esforço, pois é mais decorar/mecanizar os processos evolutivos das células.