Zonas Costeiras
A separação entre o domínio continental e o domínio marinho, é uma faixa complexa com mobilidade e e em constante mutabilidade, na qual actuam vários processos geológicos. Este domínio denomina-se faixa litoral.
Nesta transição distinguem-se as arribas e as praias. Numa costa em arriba é caracteristico encontrarmos as forças de erosão que formam diversas estruturas tais como: plataforma de abrasão, cavernas, leixões e os arcos litorais.
As arribas podem ser consideradas vivas ou mortas. Uma arriba morta é desprovida da acção do mar. Uma arriba é consierada viva quando é modelada pela acção do mar, ou seja predominam fenómenos de abrasão marinha(rebentar nas ondas nas rochas). Este fenómeno é intensificado quando o mar transportam partículas que ao embaterem na superficíe rochosa desgantam-a .
Próximas do mar e nas bases da arribas é possível observar superficies aplanadas- plataformas de abrasão ( é frequente encontrarem-se blocos resultantes do desmoronamento das arribas).
Nas praias é possível observarem-se dunas. Estas estruturas impedem o avanço das águas, para o domínio continental.
O litoral é uma zona muito instável, ou seja ele evolui ao longo tempo alterando a sua morfologia. A dinâmica da faixa litoral tem sido condicionada por factores naturais e antrópicos.
Toda a zona costeira sofre erosão (abrasão marinha), que se tem vindo a intensificar, devido à pouca sedimentação que chega ao mar. A erosão pode provocar um recuo das arribas vivas e /ou conduzir à destruição de edíficos ali edificados.
De forma a prevenir os problemas da erosão costeiras foram adoptados sistemas para controlar a erosão. Constrói-se paredões, quebra-mares e esporões de forma a evitar este problema, contudo este problem é evitado somente em alguns locais e rapidamente começa a actuar em outros locais.Outras alternativa é a alimentação artificial das praias com sedimentos, mas esta solução é muito dispendiosa, além disso em litorais muito energéticos seria preciso recorrer frequentemente à sedimentção.
Plano de Ordenamento do litoral : http://www.inag.pt/inag2004/port/a_intervencao/planeamento/pooc/pooc.html
Zonas de vertente
As vertentes naturais , quando apresentam declive acentuado sofrem uma acção erosiva mais intensa. Dois dos factores que despoletam este tipo de acontecimento é a erosão hidrícica e os movimentos de massa.
O caso dos movimentos de massa está relacionada com dois factores :
factores condicionantes - condições permanentes que podem favorecer este tipo de acontecimentos.Os movimentos de massa são fortemente influencidos pela força da gravidade, mas o contexto geológico e as características geomorfológicas podm ser factores determinantes. Os factores de natureza geológica são: caracteristicas litológicas das rochas, disposição do terreno e o grau de alteração e fracturação dos materiais rochosos. Por outro lado se o declive for muito acentuado há grandes probabilidades de ocorrer um movimento de massa.
factores desencadeantes - factores introduzidos numa vertente que podem levar a um movimento de massa. Os principais factores desencadeantes são a precipitação( a elevevada precipitação num determinado de tempo , altera o equílibrio das formações rochosos, o que pode desencadear um movimento em massa), a acção do Homem( destruição da cobertura vegetal, que protege o solo da erosão), ocorrência de sismos( formações rochosos em posições instavéis, com a ocorrência de um sismo podem sofrer uma decorrada) e ocorrência de tempestadas na zonas costeiras ( aumentam a erosão nas zonas costeiras, o que provoca o desgaste sas paredes rochosos e pode levar a uma queda de blocos).
http://www.youtube.com/watch?v=2lM4-HpnLZY
Desastre na Madeira (documentário) : http://biogeogondomar.minus.com/mWL6cxk0P
Desastre na Madeira (documentário) : http://biogeogondomar.minus.com/mWL6cxk0P
medidas de prevenção :
Sem comentários:
Enviar um comentário