segunda-feira, 16 de abril de 2012

Processos e materiais geológicos importantes em ambientes terrestres

Rochas sedimentares

Uma rocha é uma associação de minerais que se formaram sob determinadas condições de pressão e temperatura.
As rochas sedimentares, são as que têm mais expressão à superfície terrestre. Estas rochas formam-se à superfície da crusta terrestre, e por isso têm a capacidade para "registar", vários fenómenos que ocorrem à superfície, são testemunhas da dinâmica do planeta.

As rochas expostas à superfície, alteram-se ao longo dos tempos, por diversos fenómenos ambientais (água, vento ). A meteorização é o conjunto de processos que altera as características das rochas( processos físico-químicos). A erosão é outro processo que actua sobre as rochas( remove os materiais resultantes da meteorização). A meteorização fragmenta as rochas em pequenas porções, que posteriormente serão erodidas.
A  meteoriozação pode ser física ou química.

Meteorização física ou mecânica : fragmenta as rocha em pequenas porções, mas não altera a sua composição química. A meteorização física compreende vários processos :
  • acção da água - em períodos de forte humidade, a rocha sofre um aumento de volume, em períodos de seca a rocha sofre uma diminuição de humidade.São estas variações de volume que levam à fracturação da rocha;
  • acção do gelo ou crioclastia - com a diminuição da temperatura, a água que penetra nas fissuras da rocha pode gelar. Quando a água passa para gelo expande e provoca uma umento de volume, exercendo uma pressão contínua contribuindo para aumento das fissuras já existentes.
  • acção dos seres vivos - as raízes das plantas nas fraturas das rochas, contribuem para a expansão das mesmas. Animais como coelhos, bivalves, minhocas e formigas cavam tocas na rocha que aumentam o grau de degradação da rocha;
  • acção da temperatura ou termoclastia - o aumento da temperatura provoca uma dilatação na rocha e a diminuição da temperatura provoca uma contração. Esta variação provocada pelos amplitudes térmicas leva a uma fracturação das rochas;
  • crescimento de minerais ou haloclastia - a água existentes nas fraturas das rochas tem sais dissolvidos que podem precipitar e começam a sua expansão provocando uma força na rocha que leva à sua fraturação;
  • alívio da pressão - quando uma rocha que era sujeita a grandes pressões, quando é aliviada da pressão expande e fratura formando diacláses
Meteorização química: alteração da composição química da rocha e mineralógica. Transformação dos minerais das rochas em novos produtos quimícos. A meteorização pode ocorrer de duas maneiras: os minerais são dissolvidos e posteriormente podem precipitar formando os mesmos minerais ; os minerais são alterados e formam novos minerais.

Após o processo da meteorização actua a erosão. A água e o vento, são os principais agentes erosivos. Os materiais resulatntes da meteorização são a seguir transportados pela gravidade, pela água ou pelo vento.

Deposição

Quando, não há erosão nem transporte, ocorre a deposição dos materiais (minerais resultantes da meteorização). A deposição ocorre no interior dos continentes (rios, lagos), nas margens do continente-oceano (praias, deltas) ou nos oceanos (plataformas, planície abissal). Qunado os sedimentos se depositam formam uma superfície que se designa por estratos.

Diagénese

A seguir à deposição dá-se a diagénese. A diagénese transforma os sedimentos em rochas sedimentares consolidadas. O processo da diagénese compreende três fenómenos :
  • compactação - os sedimentos vão sendo sucessivamente comprimidos (aumento de pressão), o que provoca a expulsão da água (diminuição do volume);
  • cimentação- entre os espaços das partículas pode ocorrer precipitação de substâncias químicas, dá-se uma agregação de sedimentos com a ajuda da substância dissolvida;
  • recristalização - alguns minerais devido a fenómenos de alteração de temperatura, pressão e circulação de água ou outros fluidos alteram a sua estrutura cristalina.
Minerais

Os minerais são indispensáveis para o estudo das rochas. Os minerais são susbtância sólidas, naturais e inorgânicas, de estrutra cristalina e com composição fixa ou variável.
Existem ainda outras substâncias que não têm estrutura cristalina definida -mineraloides.

Composição quimica

Esta classificação de Dana e Hurbult classifica os minerais de acordo com o ião dominante


Propriedades físicas


 Clivagem :





















Brilho :                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             



Cor: Quando um mineral tem cor constante chama-se idiocromáticos. Quando apresenta cores variadas chama-se alocromático.

Dureza : Quando um mineral se deixa riscar por outro diz-se que é mais duro. A escala de Mohs formada por dez minerais com grau de dureza conhecido, permite conhecer a dureza relativa de outro mineral .


Traço: O traço é a cor de um mineral, quando reduzido a pó. É uma propriedade constante.


Densidade: A densidade de um mineral depende da sua estrutura cristalina. A densidade pode ser avaliada no sentido de peso relativos.


Minerais mais comuns nas rochas


  • Rochas sedimentares: calcite, dolomite, argilas, quartzo e moscovite;


  • Rochas magmáticas: quartzo, feldspatos, anfíbolas, piroxenas, micas e olivenas;


  • Rochas metamórficas: granadas, andaluzite, silimanite, distena, quartzo, micas, estaurolite e anfíbolas.



Classificação das rochas sedimentares


As rochas que estão à superfície da Terra, estão em constante alterações, pelos agentes naturais, formando detritos. Conforme o tipo de sedimentos as rochas sedimenatres classificam-se de maneira distinta : 

  •  Rochas detríticas- formam-se a partir de fragmentos sólidos (obtidos a partir de rochas pré-existentes). Os sedimentos são transportados antes de se dar a deposição. Durante o transporte os sedimentos são arredondados e calibrados.

Os sedimentos também podem ser classificados consoante o seu tamanho:
  • Rochas sedimenatres quimiogénicas - resultam de uma substância química dissolvida em solução aquosa.

  • Rochas sedimentares biogénicas - formam-se através dos restos dos seres vivos (conchas, fragmentos de plantas).
O calcário recifal, forma-se devido à actividade dos seres vivos que edificam estruturas calcários sob a forma de recifes calcários. O calcário conquífero resulta da acumulação e cimentação de carbonato de cálcio que os seres vicos retiram do mar para formarem partes do corpo (conchas).



Classificação das rochas :

Carvão

O carvão forma-se a partir da decomposição lenta de restos de plantas, em ambientes aquáticos pouco profundos e com pouco oxigénio(pântanos). Este processo de formação de carvões é lento e gradual.
O carvão forma-se a partir da turfa- sedimento biogénico.



Petróleo

O petróleo é uma rocha sedimentar biogénica. O petróleo forma-se a partir da matéria orgânica que se infiltra nos poros das rochas sedimentares. O petróleo forma-se em zonas a 1500 metros de profundidade e com temperatura entre os 50ºC e os 150ºC. Os hidrocarbonetos gasosos  (compostos de H e C)são denominados por gás natural, se continuar a aumentar a temperatura e a pressão.  




Sem comentários:

Enviar um comentário